sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Madeira - 20/02/2010

Estava em Itália no dia 20 deste mês, Sábado. Regressei a Portugal Continental pelas 5 da tarde quando ninguém da minha família atendeu. Julguei que tivessem ido todos passear e estivessem num lugar sem rede.
Alguém disse pouco depois de sair do aeroporto: "Está a haver uma cheia na Madeira, já houve 10 mortos".
Agarrei-me a uma televisão e nem acreditava no que estava a ver, não reconhecia o lugar que havia passado à poucos dias.
Acabei por estabelecer contacto com a minha irmã, estavam todos bem, mas a coisa estava feia.
Passei 2 dias só a ver aquelas imagens na televisão, um dilúvio...
Regressei à Madeira na terça de madrugada, pela via rápida nada de estranho. Mas quando chego à minha terra, estava diferente. Estradas arruinadas, pontes, lama, derrocadas, pedregulhos.
Pela manhã o estrago era muito mais chocante.

Este tipo de aluviões não é história nova pela Madeira, mas há que aprender com os erros, ver os pontos fracos e toca a remediá-los.
Há muitas mortes a lamentar, pessoas que perderam todos os seus pertences. Estou todos os dias com pessoas desalojadas e que perderam algum ente querido.
Jamais sai da minha boca um : "Vai correr tudo bem", acho que isso não faz sentido nenhum para quem passou por aquela situação e que todos os dias ainda tem na pele a sensação da água a levar tudo.

E tudo a água levou.

1 comentário:

  1. Apanhei tb um baque. A minha irmã que vive em Londres a telefonar-me perguntando o que se passava na madeira. E eu na serra da estrela! sem saber de nada.

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.